top of page
  • Writer's pictureSâmara Jorge

Transgêneros, homossexuais e transsexuais - como não esbarrar na desinformação e no preconceito.

Mito de Procusto - símbolo da intolerância

Segundo a Mitologia Grega, Procusto era um homem que vivia na floresta. Tinha uma hospedaria e convidava os viajantes que por lá passavam para dormir e repousar. Porém, sua intenção era outra. A pessoa precisaria caber na cama oferecida. Se fosse maior que a cama, Procusto cortava-lhe os pés. Se fosse menor, ele esticava seu corpo até ficar do tamanho da cama. Quando ouvimos isso não nos parece terrívelmente cruel? Esse mito nos fala sobre o preconceito e a intolerância com a singularidade de cada indivíduo. Exatamente o que acontece quando discriminamos homossexuais, transgêneros, negros, mulheres, refugiados, pobres, obesos, ou qualquer pessoa que não esteja dentro dos rígidos padrões sociais estabelecidos.

Preconceito e desinformação

Falar sobre identidade de gênero não é tarefa fácil! Isso porque ainda esbarramos em muita desinformação e preconceito. Por essa razão torna-se urgente e fundamental a reflexão sobre essa questão e seus desdobramentos. Aumentam as discussões sobre esse tema pelo mundo todo, em vários segmentos da sociedade. Entretanto, é importante dizer que diferentes identidades de gênero e orientação sexual sempre existiram, mas foram consideradas doenças, o que certamente fez com que muitas pessoas passassem a vida inteira sem revelar quem eram ou o que sentiam para a família e para a sociedade. Até muito recentemente, o que determinava o sexo de uma pessoa eram as suas características físicas e preferências por assuntos relacionados a essas características. Ou seja, ser homem ou mulher era determinado apenas pelo sexo biológico, e qualquer coisa que fugisse do padrão vigente era visto como patológico. Na verdade, ainda é por muitos, infelizmente! Mas isso, vamos discutir mais adiante.

Transgêneros, homossexuais e transsexuais não são doentes

Então, o que mudou? Hoje não é apenas o SEXO BIOLÓGICO que determina se alguém é homem ou mulher. Falamos em IDENTIDADE DE GÊNERO (como a pessoa se identifica com seu gênero) e em ORIENTAÇÃO SEXUAL (heterossexual, homossexual, bissexual ou assexual). Alguns estudos apontam que já foram encontrados 56 gêneros diferentes. Vou fazer aqui um recorte didático para esclarecer algumas definições, somente com o intuito de entendermos melhor a questão. Contudo, vale lembrar que a intenção em esclarecer esses conceitos não está a serviço de rotular ninguém, mas sim, de nos ajudar a compreender e, assim, desenvolver um olhar empático para a diversidade. O mais importante, mesmo, é reconhecer a pessoa como um ser humano e não como uma categoria e, acima de tudo, respeitá-la em sua forma de ser, sentir e agir.

A primeira coisa que precisamos saber é: TRANSGÊNEROS, HOMOSSEXUAIS E TRANSEXUAIS NÃO SÃO PESSOAS DOENTES. A OMS (Organização Mundial da Saúde) excluiu a homossexualidade da lista de doenças e, inclusive, trocou o antigo nome que era homossexualismo por homossexualidade para descaracterizar a conotação de doença. Também foram retirados os transgêneros do Cid-11 (código internacional de doenças) que será utilizado a partir desse ano (2017), substituindo o cid-10, código utilizado até agora. Assim, dizer que são doentes é, no mínimo, falta de informação.

Sexo biológico, identidade de gênero, orientação sexual

Então, vamos entender as definições de sexo biológico, identidade de gênero e orientação sexual:

SEXO BIOLÓGICO – São as características físicas com as quais cada indivíduo nasce. É composto pelos órgãos externos e internos e podem ser:

  • Masculino

  • Feminino

  • Intersexo (antigo hermafrodita) – Presença dos dois sexos anteriores.

IDENTIDADE DE GÊNERO – É a forma como o indivíduo se sente, se reconhece e quer ser vista pelas outras pessoas. Pode ou não estar em consonância com o sexo biológico.

Principais tipos de IDENTIDADE DE GÊNERO:

TRANSGÊNERO - é a pessoa que se identifica com um gênero diferente daquele com o qual nasceu (sexo biológico).

Mulher Trans- um indivíduo que nasce com características masculinas, mas se sente e se percebe uma mulher. Homem Trans - a pessoa que possui características físicas femininas, mas que se sente e se percebe como um homem (homem trans).

CISGÊNERO - é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico. Por exemplo: uma pessoa que nasce com características físicas femininas e se sente e se percebe como uma mulher.

NÃO BINÁRIO- é a pessoa que não se identifica 100% com nenhum dos gêneros, nem feminino, nem masculino. Não se sente nem homem, nem mulher, mas uma mistura dos dois que resulta em outra identidade de gênero.

ORIENTAÇÃO SEXUAL- é o direcionamento do desejo sexual e do afeto para outra pessoa, que pode ser de outro ou do mesmo sexo. É preciso ter claro que a orientação sexual nada tem a ver com identidade sexual. Indivíduos transgêneros, cisgêneros ou não binários podem ser heterossexuais, homossexuais, bissexuais ou assexuais.

  • HETEROSSEXUAL- é a pessoa que se sente atraída sexual e afetivamente por alguém do sexo oposto.

  • HOMOSSEXUAL- é a pessoa que se sente atraída sexual e afetivamente por alguém do mesmo sexo

  • BISSEXUAL- indivíduo que se sente atraído sexualmente e afetivamente por pessoas de ambos os sexos.

  • ASSEXUAL- pessoas com muito pouco ou ausência de desejo sexual por alguém. Porém, podem se apaixonar e amar profundamente outra pessoa, sem necessariamente ter desejo sexual.

Como podemos observar estamos diante de um novo paradigma e, portanto, da formação de uma nova consciência.

As dificuldades familiares

É Verdade que assimilar tudo isso pode levar algum tempo. A novela "A força do querer" aborda esse tema , através da personagem Ivana/ Ivan, que, em um primeiro momento, não entende o que acontece, pois não se encaixa em seu próprio corpo, não se sente uma menina, sente-se um menino, mas gosta de um rapaz. Vive uma confusão desesperadora! Até que um dia descobre e entende que é transgênero. Lida com isso em seu processo terapêutico e prepara-se para contar à sua família e iniciar o seu processo de transformação (transição). Ao comunicar à família, as reações são muito intensas. Difícil para todos e, sobretudo para ela, resolve passar uns tempos na casa de uma amiga, travesti, por quem se sente compreendida e acolhida. (Travesti, no Brasil, refere-se a uma pessoa que nasce com o sexo biológico masculino, mas que se identifica com o feminino. Veste-se como uma mulher, pode usar hormônios e recorrer a procedimentos e cirurgias para ser identificado como mulher).Porém não se sente 100% homem e nem 100% mulher). Porém esse termo carrega um estigma pejorativo.

Não é fácil para uma família entender que sua filha, que nasceu com o corpo de uma menina, seja um menino, na verdade! Não é fácil entender que aquela menina que inicia um processo de transição para tornar seu corpo harmônico com sua alma, jamais deixará de ser que sempre foi: o filho desses pais! Essa falta de compreensão pode se agravar muito em razão do preconceito, da desinformação e da culpa. Infelizmente muitos pais ainda se preocupam com o que as pessoas vão pensar sobre eles ou a forma como educaram seus filhos, ou como serão vistos perante a família e os amigos, caso, um filho ou uma filha for homossexual ou transsexual. Outros ainda se culpam e acham que erraram na educação e na forma de criar os filhos. Isso pode gerar uma dor profunda em toda a família. Aqui cabe refletir sobre o outro lado da moeda. Muitas pessoas trans ou homossexuais não sofrem com sua identidade de gênero ou orientação sexual. Muitas sofrem pelo preconceito, pelo medo da rejeição familiar e social ou por elas próprias não entenderem porque se sentem diferentes de grande parte das pessoas com as quais convivem. Vivem seus dramas caladas, fechadas em si mesmas, sem poder ser ou expressar quem realmente são, imersas em culpa, vergonha e profundamente solitárias. Muitos vivem em guetos, escondidos ou distantes de seus amigos e de suas famílias.

Rejeição e preconceito

Aqui vale lembrar de uma realidade muito triste: ambientes muito hostis e preconceituosos tendem a aumentar os índices de suicídios, depressões e dependências químicas em indivíduos homossexuais. Isso decorre do profundo sofrimento provocados pelo medo da violência, da rejeição e da exclusão impostos pelas famílias e pela sociedade. E, na verdade, não há nada que determine ou influencie o gênero ou a orientação sexual de qualquer pessoa. Ser transgênero ou homossexual não é consequência de nenhum erro dos pais. É apenas uma característica, como tantas outras de qualquer ser humano. NINGUÉM ESCOLHE SER HOMOSSEXUAL OU TRANSGÊNERO. A PESSOA JÁ NASCE COM ESSA ORIENTAÇÃO OU COM ESSA IDENTIDADE DE GÊNERO. BASTA QUE HETEROSSEXUAIS SE CONSULTEM E RESPONDAM SE ESCOLHERAM SER QUEM SÃO. CERTAMENTE NÃO! O problema não está em ser trans ou homossexual. O problema está na intolerância e no preconceito. Por outro lado, quando uma pessoa transgênero ou homossexual pode contar com a aceitação, o respeito e o apoio da família, se expressar e assumir quem verdadeiramente é, sente-se aliviada e livre. Renasce para a vida! Não está livre do preconceito, é verdade, mas certamente estará mais fortalecida e inteira para enfrentá-lo.

Informação, aceitação e ajuda

O único caminho possível, a meu ver, é enxergar e aceitar o outro como realmente é, e não através de lentes preconceituosas ou molduras pré-definidas, tal como Procusto. É abrir-se para a nova consciência. Estar disposto a se informar e compreender esse novo olhar. É preciso desenvolver um olhar empático para o outro, isto é, colocar-se no lugar do outro e abrir-se para o diálogo - lembrando que dialogar é falar, mas sobretudo ouvir o outro! Por esse motivo é muito importante que a família busque informação, orientação e ajuda psicoterapêutica, de forma que todos possam se fortalecer para caminharem juntos, apoiando-se mutuamente. É até compreensível que pessoas possam estranhar ou até mesmo discordar, mas jamais julgar, ofender, humilhar ou atentar contra qualquer pessoa que se encaixe nesses perfis. Se homossexuais ainda são perseguidos em alguns países, ridicularizados ou sofrem violência por parte de outras pessoas, o que dizer, então, dos transgêneros. Assim como os travestis, são vistos como perigosos, marginais, doentes ou indivíduos que só querem se prostituir.

Caráter não tem nada a ver com gênero

Não é raro ouvirmos comentários do tipo: eles influenciam os jovens, ou que escolheram ser assim ou ainda que a novela ou filmes ou debates sobre o assunto podem levar pessoas a se tornarem homossexuais ou transgêneros. Trata-se mais uma vez de uma visão distorcida e preconceituosa. Muitos travestis ou transgêneros, infelizmente, vivem nessas condições, porque direta ou indiretamente nós os colocamos lá! Porque não lhes é dada outra oportunidade; por serem vistos, erroneamente, como aberraçōes ou pessoas com problemas de caráter. Aqui cabe um esclarecimento: CARÁTER NADA TEM A VER COM ISSO. CARÁTER TEM A VER COM FALTA DE ÉTICA E NÃO COM ORIENTAÇÃO SEXUAL OU IDENTIDADE DE GÊNERO. Outro personagem da novela A força do querer, que de dia é Nonato, um homem, motorista e à noite é Elis Miranda, uma travesti, provavelmente não teria esse emprego caso se revelasse como Elis Miranda para seu patrão! Muito provavelmente seria ofendido e demitido de sua função. Tenho pensado muito sobre esse assunto e a pergunta que mais me rodeia é: por quê tanta violência e resistência com a orientação sexual ou a identidade de gênero de alguém? Qual é o mal que uma pessoa pode fazer ao outro pelo simples fato de ser homossexual, transgênero ou travesti? Não encontro outra resposta a não ser: NENHUM!

Empatia

Por esse motivo acredito profundamente que a empatia pode nos salvar de Procusto. Empatia significa a capacidade de se colocar verdadeiramente no lugar do outro. Quando nos conectamos com o sentimento de empatia, conseguimos nos aproximar da dor do outro e passamos a compreendê-lo melhor e a olhá-lo de forma mais acolhedora. Ao empatizar com o sofrimento ou com a situação de alguém, desenvolvemos uma comunicação através da emoção e do afeto. Isso é importante porque nos leva a refletir de forma mais integrada sobre a situação ou a pessoa que está diante de nós. Não agiremos com a crueldade de Procusto. Quem não desenvolve em si a capacidade de se colocar no lugar do outro, de sentir com o outro, de pensar em como o outro se sente, de se aproximar da sua dor e de sua experiência, não empatiza e perde a humanidade. E sem humanidade a Humanidade, certamente, se tornará cada dia mais inviável! E o preconceito, cada Dia mais forte e destruidor.

1 view0 comments

Recent Posts

See All

Arranjos Pandêmicos

Quando a pandemia chegou não tínhamos a menor ideia de como ficariam nossas vidas, muito menos, as nossas relações. Todas, certamente, passaram por mudanças. A tela ocupou o vazio deixado pela falta d

Sobre meninos e homens

Marina, mãe de Bruna, 6 anos: “Quando penso na adolescência de Bruna fico me perguntando: será que vai chegar o dia, em que não precisarei dizer à minha filha que tome cuidado ao sair, que procure não

bottom of page