• samarajorge

Janeiro Branco - Vamos falar sobre Saúde Mental?


  • O que entendemos por saúde?

A grande maioria das pessoas entende que saúde é estar fisicamente saudável, fazemos check-ups, exames, vamos ao médico. E isso é muito importante, mesmo!

Porém, essa é uma visão parcial, uma vez que a ideia de saúde, necessariamente deveria envolver a saúde mental. Embora nossa sociedade tenha a tendência a separar as coisas, somos seres biopsicossociais, isto é, nossa saúde é a somatória de fatores biológicos (físicos), psicológicos e sociais.

Esse momento de pandemia que estamos vivendo reflete muito bem essa visão: quantas pessoas estão com sua saúde mental e física comprometidas, em razão de um fenômeno coletivo que é o coronavírus, mesmo sem ter contraído COVID?


  • O que é saúde mental?

Embora a OMS (Organização Mundial de Saúde) não tenha conceituado a saúde mental, podemos descrevê-la como a forma que uma pessoa lida com seus sentimentos, emoções, desafios e acontecimentos da vida.


  • Saúde Mental é o mesmo que doença ou transtorno mental?

Não! Parece haver um viés preconceituoso de que falar sobre saúde mental, é falar sobre transtornos. Saúde Mental é relacionado, como o próprio nome diz, à saúde. Se estamos conseguindo lidar com o estresse do dia-a-dia, com nossas emoções e demandas da vida, sem perder o equilíbrio, isso significa que nossa saúde mental anda bem.


  • Minha saúde mental estará bem se eu estiver sempre tranquila e feliz?

Esse é um dos mitos que envolvem a saúde mental. Experimentamos o tempo todo, muitos sentimentos em nossa vida. Alegria, tristeza, raiva, dor, ciúmes, medo, ansiedade, frustração, prazer são alguns deles. Se uma pessoa passa por uma situação de morte, desemprego, separação, pandemia, ou qualquer outro momento difícil, é natural e saudável que ela sinta e expresse sentimentos de tristeza, angústia ou medo, por exemplo. O que vai dizer se está ou não lidando bem com tudo o que lhe está passando é a sua resiliência, a sua capacidade de sustentar o sofrimento e, aos poucos, se refazer.


  • Quais cuidados devo ter para manter a qualidade de minha saúde mental?

Dormir de sete a oito horas por noite, praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, ter uma rotina mais ou menos estruturada (e quebrar a rotina em alguns momentos) são hábitos muito importantes para a manutenção da saúde física e mental.


Além disso, incluir momentos de lazer e prazer, conviver com as pessoas queridas, tirar um tempo para relaxar, sair um pouco das redes sociais, encontrar um hobbie.


Buscar algum processo de autoconhecimento também é essencial. Quanto mais profundamente você se conhecer, reconhecer seus potenciais e dificuldades, melhor poderá entender sua forma de ver, estar e lidar com si mesmo, com suas escolhas, emoções, com as outras pessoas, relacionamentos e com os convites leves ou desafiadores que a vida lhe fizer.


5 views0 comments

Recent Posts

See All

“Tudo o que quer de mim irreais expectativas desleais” Vanessa da Mata Quem de nós vive sem criar expectativas? Ninguém! Elas fazem parte da vida e são criadas, sobretudo, quando estamos começando um